Saturday, April 08, 2006

Mudar

- Agora eu percebo!!
- O quê...?
- Porque é que ele escolheu mudar. Tornou-se muito claro, de repente!
- Ainda estás a pensar nisso...?
- Oh...mas não é pensar unicamente na situação dele, é tentar perceber o porquê de agir assim. É simples. Solidão.
- Solidão?
- Sim, solidão. Quando tu tens hipótese de viver em comunhão com outra pessoa, o que é que tu farias? Do que é que tu abdicarias? Essa é a questão que se tem de se colocar. Mesmo sem se aperceber ele escolheu não ficar só, não importando as consequências desse acto no futuro, não importando o futuro.
- Penso que fizeste a pergunta correcta. Qual é a tua resposta?
- Tu sabes qual é...
- Ambos sabemos. Somos mais parecidos do que julgas. Eu tenho as respostas e tu as perguntas, mas as minhas respostas também são as tuas. Apenas me preferes perguntar. É mais fácil ser eu te dizer. Há quanto tempo me conheces? Desde que te comecei a responder por enigmas, a interpretar os teus problemas sem te aperceberes que também eram os meus problemas. Mas eu nunca respondi à pergunta que querias ver respondida. E tu foste ter com ela indadvertidamente. Sei que não acreditas em abdicar do que se é por amor. Que o amor deve ser parte de nós porque se se abdicar do que se é por amor, não é amor. Mas sabendo nós tudo o que sabemos sobre...nós, pergunto-te? O que abdicarias por amor?
- Tudo.
- E o que tu és...?
- Também.
- É por isso que compreendeste o teu amigo?
- Porque não é o acreditar, não é o ser, é o sentir. Acredito que ele o sinta, por ver algo que antes não tinha.
- E será isso amor?
- Para ele provavelmente é.
- E para ti seria?
- Não sei. Já estou confuso...
- Meu amigo... nunca vi ninguém tão confuso por saber todas as respostas. O amor cada um define da sua maneira e cada um sente da sua própria maneira. Fazes as maiores loucuras, idiotices, sentes demasiado o que não devias sentir e no fim confundes o amor com toda a corrente de emoções que vais guardando e coleccionando dentro de ti ao longo da vida. E tendo conta isso tudo. Pergunto novamente... irias-te modificar por amor, por outra pessoa ou pelo medo da solidão?
- Não. E é isso que me assusta.
- Eu sei.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home